segunda-feira, 10 de setembro de 2012

África: descobrindo suas características naturais


Por apresentar um território bastante extenso, a África possui condições diferenciadas de clima e vegetação espalhadas pelo continente. A região próxima ao Equador tende a ser mais úmida, com alta pluviosidade, enquanto nas áreas próximas aos trópicos é possível detectar a presença de desertos.



Savanas: Ocupa cerca de metade do continente, o clima apresenta temperaturas elevadas e duas estaçoes bem distintas: chuvosa no verão e seca no inverno. Nas savanas a vegetaçao apresenta arvores e arbustos e plantas rasteiras. 





Floresta equatorial: Clima equatorial: apresenta-se a parte central do continente, com temperaturas que variam entre 25ºC e 30ºC e grandes  índices pluviométricos. Em razão das altas taxas de umidade relativa do ar e da abundância de chuvas, praticamente não existe estiagem, o que proporciona a proliferação de florestas equatoriais.  
Desertos no continente Africano : Os principais desertos são Saara, Kalahari e Namibia Um recorde de 44 mm em 3 horas de chuva já foi registrado no Saara. Grandes tempestades no Saara podem despejar quase um milímetros de chuva por minuto.Os desertos tem grande amplitude termica que é a diferença da temperatura. Ao dia as temperaturas chegam aos 48 º a 50 ° graus e a noite de 15° aos 20°.




*Muitas pessoas não sabem mas no continente Africano existe neve é o caso do Quênia, que é um local proximo da linha do equador mas como é muito alto, e esta longe do nucleo da terra existe neve no seu pico. É considerada a segunda maior montanha do continente, e se localiza no Quênia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário